top of page
Buscar
Constantin Martinez

PUNTA DEL ESTE | UM DESTINO DE FÉRIAS PRIVILEGIADO

PUNTA DEL ESTE, URUGUAI: DE UM DESTINO DE FÉRIAS PRIVILEGIADO PARA UM MERCADO DE RESIDÊNCIA PRINCIPAL MUITO PROCURADO


No sul do Uruguai, em uma península na costa atlântica, fica a popular estância de férias de Punta del Este. Que tem a reputação de oferecer uma alta qualidade de vida, com uma cultura rica e paisagens naturais únicas. Trechos idílicos de litoral com praias de areia ficam ao lado de lagoas verdes e campos extensos. No inverno, a pequena cidade tem uma população de apenas 12.000 habitantes, enquanto que no verão, tanto o jet set norte-americano quanto o sul-americano são atraídos para a “Mônaco da América do Sul” há muitos anos, ao lado de ricos turistas e proprietários de casas de férias de todo o mundo. Mais recentemente, um número crescente de compradores está mudando sua residência principal para lá. “Desde o início da pandemia, Punta del Este evoluiu de um destino de férias principalmente para um mercado procurado para primeiras residências.


Propriedades perto do mar estão em alta demanda


No centro de Punta del Este está a área conhecida como Península, onde se encontram duas praias de renome internacional: a tranquila “Playa Mansa”, que é especialmente popular entre as famílias devido à sua localização abrigada a oeste da península, e “Playa Brava”, com vista para o Atlântico e um verdadeiro paraíso para os surfistas, famoso pelo mar agitado. Há muitos pontos de referência na cidade, incluindo o farol 'Faro del Este' e a escultura 'La Mano' do artista chileno Mario Irarrázabal. Os compradores daqui procuram cada vez mais apartamentos em prédios históricos no centro da cidade, além de casas próximas à praia. Os preços dos apartamentos podem chegar a 7.000 dólares americanos (6.200 euros) por metro quadrado, enquanto as vilas à beira-mar estão sendo vendidas por até 6 milhões de dólares americanos (5,3 milhões de euros).

A Engel & Völkers está registrando um interesse particularmente forte em imóveis em José Ignacio. O resort costeiro está localizado em uma faixa de costa atlântica a cerca de 20 minutos de carro do centro de Punta del Este e é conhecido por seu charme como um subúrbio de luxo tranquilo. A cidade é uma justaposição de ruas rurais, vilas de luxo com acesso direto ao mar e grandes propriedades com mais de 50.000 metros quadrados de terra. Os preços das casas aqui chegam a 9 milhões de dólares americanos (7,95 milhões de euros).

A área tranquila de Golf em La Brava é igualmente procurada, com sua pitoresca costa e arquitetura clássica. Atraem-se aqui em particular as famílias com crianças e idosos, que procuram imóveis com amplos jardins junto a campos de golfe, ou apartamentos modernos com vista para o mar. As casas nesta área podem custar até 4 milhões de dólares americanos (3,5 milhões de euros), enquanto os apartamentos são vendidos por até 7.000 dólares americanos (6.200 euros) por metro quadrado.

Ao norte da cidade está a cidade de La Barra, que é abençoada com pitorescas praias e arquitetura colorida. Esta antiga vila de pescadores é agora o lar de muitas personalidades conhecidas. Entre seus moradores famosos estão a top model argentina Valeria Mazza e uma série de personalidades de negócios, políticos e aristocratas. “O charme de La Barra está em sua vida noturna vibrante, butiques de grife, vendedores ambulantes, diversidade cultural e muitos bares e restaurantes sofisticados”, diz Sandra Sofio. A maioria dos clientes que procuram aqui tende a procurar casas à beira-mar, ou grandes quintas ou vilas em condomínios fechados. Os preços dessas propriedades podem chegar a 20 milhões de dólares americanos (17,7 euros). Os apartamentos mudam de mãos por até 9.000 dólares americanos (7.950 euros) por metro quadrado.

A demanda também é alta por propriedades em Punta Ballena, outra península conhecida por seus espetaculares pores do sol, e por casas perto de Laguna del Sauce cercadas por uma paisagem intocada. Atraídos por seu cenário mediterrâneo, os compradores europeus em particular procuram casas aqui diretamente à beira-mar ou em uma localização privilegiada diretamente ao lado da lagoa. Tais propriedades alcançam preços de até 6 milhões de dólares americanos (5,3 milhões de euros). Os apartamentos estão sendo vendidos por até 4.000 dólares americanos (3.500 euros) por metro quadrado.

A área conhecida como Rocha, localizada em uma faixa de litoral nos arredores de Punta del Este, também está crescendo em popularidade. Existem muitas propriedades agrícolas e grandes terrenos a partir de 25 hectares para serem encontrados aqui. Investidores da Argentina, em particular, compram terrenos para desenvolvimento aqui, bem como propriedades diretamente no Atlântico com prêmios máximos de até 12 milhões de dólares americanos (10,6 milhões de euros).


Compradores internacionais dominam o mercado


“A proporção de proprietários internacionais é particularmente alta em Punta del Este. Cerca de 70 por cento das transacções imobiliárias que ocorrem podem ser atribuídas a compradores do estrangeiro, sendo que a maioria destes compra casas para uso pessoal. Os investidores representam apenas cerca de 30 por cento deste grupo de compradores”, revela Sandra Sofio, acrescentando: “Os potenciais compradores, de outros países da América do Sul em particular, são atraídos pela baixa densidade populacional, bem como pelo elevado nível de estabilidade social e segurança jurídica .” A maioria desse grupo de compradores internacionais vem da Argentina (65%), Brasil (10%) e Europa (15%). Esse forte interesse é reforçado pelo clima favorável aos negócios do Uruguai, bem como pelos incentivos fiscais oferecidos pelo governo aos futuros residentes.

Projeto: Arquiteto Jose Luis Andre


Perspectivas: Demanda crescente e preços em alta em Punta del Este


Para 2022, se prevê um novo aumento na demanda por imóveis em Punta del Este, acompanhando o aumento dos preços. “Até agora houve superávit de oferta no segmento premium (Luxury). Desde o início da pandemia, a demanda aumentou acentuadamente. A oferta e a demanda estão relativamente equilibradas neste momento. O interesse do comprador continuará a se concentrar principalmente em grandes propriedades em locais rurais na região ao redor de La Barra. As moradias e apartamentos de luxo com vista para o mar também são cada vez mais procurados”, diz Sandra Sofio.

Fonte: Engel & Völkers

ENTRE EM CONTATO CONOSCO AGORA


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page